Brasília, urgente

A importância da Pesquisa Clínica para a Saúde Pública no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, em levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 71,1% dos brasileiros buscaram por atendimento nos serviços públicos de saúde, dos quais 47,9% foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 33,2% conseguiram pelo menos um dos medicamentos necessários para seus tratamentos também por meio do SUS, destacou matéria do Portal Hospitais Brasil.

Diante deste cenário, com a maior parte da população brasileira buscando atendimento gratuito, a Pesquisa Clínica se torna um pilar fundamental na garantia de tratamentos e medicamentos cada vez mais adequados para as pessoas de maneira mais democrática. “As etapas dos Ensaios Clínicos vão garantir a eficácia e segurança dos tratamentos e medicamentos que estão sendo colocados à disposição desses pacientes”, afirmou Fernando de Rezende Francisco, Gerente Executivo da Abracro. De acordo com levantamento da Abracro, entre 2006 e 2019, mais de 247 mil estudos clínicos foram realizados no mundo todo. Desse total, mais de 6 mil no Brasil.

Desde a fundação da associação, no entanto, o Brasil saiu do patamar de 300 estudos por ano para uma média de quase 600 novos estudos por ano nos últimos cinco anos, de acordo com levantamento feito pela National Library of Medicine (NLM), ligada ao National Institutes of Health (NIH), pertencente ao governo dos Estados Unidos. “Os Estudos Clínicos feitos no Brasil são essenciais para desenvolvermos alternativas de tratamentos e medicamentos que façam cada vez mais sentido para a nossa população e para a realidade da nossa geolocalização”, completou Rezende. 


Envie sua opinião